Você está recolhendo acima do teto do INSS?
Esse mesmo valor é usado como referência também para que a pessoa contribua com o INSS. Ou seja, ele também fixa um parâmetro de valor máximo que a pessoa deve pagar ao INSS.
Esse valor todo ano é reajustado e em 2021 o teto do INSS é de R$ 6.433,57. Então se você recebe menos que esse valor, não corre o risco de estar contribuindo acima do teto, mas muitos profissionais ultrapassam o teto de contribuição e nem sabem disso.
É o caso de muitos médicos ou enfermeiros que trabalham em dois ou três locais.
Ocorre que a responsabilidade pelo recolhimento do INSS é, em regra, do próprio empregador. Então o médico trabalha, por exemplo, em duas clínicas, recebe o teto ou acima dele em ambos, e ambas clínicas irão recolher a contribuição previdenciária, sem que isso importe em vantagem alguma para o segurado.
Portanto, o melhor para esse tipo de profissional é que ele não contribuísse duas vezes com o INSS, mas sim apenas em uma clínica, usando nosso exemplo.
Mas como fazer isso? É simples. Identificado esse erro, basta o profissional procurar seu empregador e informar a esse que não é necessário fazer o recolhimento do seu INSS, vez que já faz o recolhimento com base no teto em outro emprego.
E surge outra dúvida: eu posso receber de volta o que eu paguei a mais? Sim. É possível pedir restituição desse valor pago a maior referente aos últimos 5 anos.
Para saber mais, consulte um advogado de confiança.
Comments